Por meio de curvas e estradas sinuosas, campos de milho, casinhas de xisto, encontramos a comunidade de Bustelo. Fica isolada da vila de Recarei por montes e vales. As pessoas são muito simpáticas. Existem alguns idosos naquele lugar. Dedicam grande parte do seu tempo à agricultura e de vez em quando, dão um salto ao café da Associação para o Desenvolvimento do Lugar de Bustelo para jogar cartas com os amigos de infância ou simplesmente para beber uma caneca de vinho.
Ao Sábado à noite, a missa é um ritual importante para quase todos naquele lugar. A catequese funciona na pequena capela de Santa Catarina e numa das salas da Associação, que fica mesmo em frente.
Não são muitas as crianças. As poucas que existem frequentam uma escola de apenas duas salas de aula com um letreiro enorme na fachada que diz: “Escola de Bustelo”. O presidente da junta oferece transporte às crianças. A carrinha de 9 lugares, percorre quilómetros por entre as escarpas dos montes todos os dias. Torna mais fácil o acesso à Educação. Grande parte das famílias não têm muitos recursos, fazem um esforço enorme para garantir uma boa Educação aos filhos. Muito diferente dos tempos remotos, em que muitos no lugar, imigraram em busca de uma vida melhor. No verão, pelas festas em honra de Santa Catarina, os imigrantes chegam finalmente à terra Natal, Trazem saudade daquela gente.
Algumas das casas de xisto ainda mantêm a mesma estrutura de antigamente, outras foram restauradas e ampliadas. As ruas, estreitas, que serpenteiam os lugares mais recônditos contam histórias de tempos difíceis. Nesses lugares tem luz elétrica, mas o saneamento básico ainda não chega perto. A Associação para o Desenvolvimento do Lugar de Bustelo foi fundada em 1992 mesmo no coração do lugar. As pessoas daquela comunidade sentiram a necessidade de fazer algo por Bustelo. Puseram mãos à obra e construíram a Associação com as próprias mãos. Todos contribuíram com o pouco que tinham, inclusive os imigrantes, com a maior fatia. Por baixo, funciona um café e por cima uma cozinha muito bem equipada. Do lado esquerdo, 4 salas e do lado direito um salão onde decorrem todas as atividades da Associação. Mesmo assim, a Associação não é suficiente para responder a todas as necessidades do lugar, principalmente na oferta cultural. O grupo de teatro é o cartão de visita da Associação. Foi criado em 2007 e surgiu para dar resposta a essas necessidades. O grupo move toda a comunidade. O salão da Associação fica sobre lotado quando se realizam lá os espetáculos.